Nesta página encontram-se os livros e capítulos de livros, na área de Administração, escritos por professores do curso de Administração da UFRJ
DOCENTES MEMBROS DO NUPAD
- ANA CAROLINA FONSECA
Pesquisa e Compromisso Social
Organizadores: Vitor Mario Iorio e Antônio José Barbosa de Oliveira, com participação de Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca.
- ANA PAULA DE MIRANDA
Moda: uma Questão de Envolvimento. In: Lucrecia Escudeiro Chauvel.. (Org.). deSignis – La Moda: Representaciones e Identidad.
1ed. Barcelona: Editorial Gedisa, 2001, v. 1, p. 143-158.
Organizadores: MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C.; MELLO, S. C. B.
O coração da sociedade moderna de consumo. In: Camila Perlingeiro. (Org.). 46 livros de moda que você não pode deixar de ler.
1ed. Rio de Janeiro: Memória Visual, 2007, v. 1, p. 10-12.
Organizadores: MIRANDA, A. P. C. de
Consumo de acessórios de moda: um é pouco, dois é bom e muitos é bom demais!. In: Kathia Castilho; Sylvia Demetresco. (Org.). Consumo Práticas e Narrativas.
1ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011, v. , p. 125-134.
Organizadores: MIRANDA, A. P. C. de; SILVA, C. R. L. ; LIMA, C. S. ; MORAIS, H. M. ; SILVA, J. A. N. ; ARRUDA, J. B. ; ALMEIDA, R. R. T.
Cultural Values in Fashion Minimalismo in Reverse Design: A Current Scientific Vision From the International Fashion and Design Congress.
1. ed. Londres: Taylor & Francis Group,, 2018. v. 1. 699p.
Organizadores: MIRANDA, A.P. de; Domingues, I. ; SOUZA, N.
Colóquio de Moda: 10 anos.
In: Castilho, Kathia; Mattos, Maria de Fátima. (Org.). 10 anos de Colóquio de Moda.
1ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015, v., p. 60-70.
Organizadores: MIRANDA, A.P. de.
Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos.
1. ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005. v. 01. 126p.
Organizadores: MIRANDA, A. P. C. de; C.
Consumo de Moda: a Relação Pessoa-Objeto.
1. ed. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2008. v. 1. 127p.
Organizadores: MIRANDA, A. P. C. de.
Consumo de Moda: a relação pessoa-objeto.
2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017. v. 1. 159p.
Organizadores: MIRANDA, A.P. de.
Consumo de Ativismo.
1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018. v. 1. 128p.
Organizadores: Domingues, I.; MIRANDA, A.P. de.
- CAMILA AVOSANI ZAGO
A Gestão Estratégica na Administração – Vol. 2
Organizador: Rudy de Barros Ahrens, com participação de Camila Avosani Zago e Helios Malebranche.
Capítulo XIX – Planos de Infraestrutura em Logística e Transportes: Uma análise dos planos brasileiros e dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Tópicos em Gestão da Produção – Vol. 2
Organizador: Marcelo Ruy
Capítulo 3 – Planejamento de logística e transportes: Um estudo dos planos de infraestrutura brasileiros – Camila Avosani Zago e Helios Malebranche.
Sinopse: A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos que cobre uma gama de áreas da Administração da Produção, incluindo Gestão da Qualidade; Gestão Econômica, Gestão Ambiental e Gerenciamento de Processos de Negócios, Data Mining. O Planejamento e Controle da Produção está representado por estudos em gestão de estoques e materiais e lean manufacturing. Por fim, a Logística se faz presente por meio dos temas logística reversa, distribuição física, gestão da demanda e serviços logísticos.
Tópicos Emergentes e Desafios Metodológicos em Engenharia de Produção: Casos, Experiências e Proposições
Organizadores: Vanderli Fava de Oliveira; Vagner Cavenaghi; Francisco Soares Masculo, com a participação de Camila Avosani Zago.
Sinopse: O livro aborda tópicos emergentes relacionados à Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, bem como reflexões e casos em Engenharia de Produção e que são extensivos a outras áreas de conhecimento, incluindo a Administração.
ZAGO, C. A.; PINTO, A. D. M. ; QUINTERO, K. R. ; ZAGO, L. H. A. . Economia Circular: perspectivas de gestão estratégica. In: Gabriella de Menezes Baldão. (Org.). Inovação, gestão estratégica e controladoria nas organizações 2
Studies on Industrial Clusters and Local Development
Organizadores: Marcos Ferasso, Jorge Alberto Velloso Saldanha e Nelson Casarotto Filho, com a participação de Camila Avosani Zago
- MARIA DE FÁTIMA BRUNO-FARIA
Criatividade e Inovação nas Organizações – Desafios para a Competitividade
Organizadores: Maria de Fátima Bruno-Faria, Eduardo Raupp de Vargas e Albertina Mitjáns Martinez
Sinopse: O livro aborda dois temas de extrema relevância para a competitividade que se mostram como desafios para aqueles que atuam como gestores em diferentes contextos organizacionais.
Criatividade na Escola: O desenvolvimento de potencialidades, altas habilidades / superdotação (AH/SD) e talentos
Organizadores: Fernanda Hellen Ribeiro Piske e Sara Bahia, com a colaboração de Maria de Fátima Bruno-Faria.
Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo
Organizadores: Daniel Mill e Criatiano Maciel, com a colaboração de Maria de Fátima Bruno-Faria.
Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos no Brasil
Organizadores: Pedro Cavalcante, Marizaura Camões, Bruno Cunha e Wilber Severo, com a colaboração de Maria de Fátima Bruno-Faria
Sinopse: Este livro consiste em uma inédita coletânea de capítulos sobre inovação no setor público, e é fruto de um esforço conjunto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com diversos pesquisadores e servidores públicos de instituições que fazem parte da Rede InovaGov, como também colaboradores internacionais referências no campo. A obra inclui capítulos com abordagens e estratégias metodológicas variadas que contribuem para sistematizar o conhecimento acerca da teoria, das tendências atuais e de casos de inovação de sucesso no governo federal brasileiro. Neste sentido, a coletânea explora esse fenômeno complexo e cada vez mais estratégico no setor público em suas diferentes esferas e setores. Assim, geram-se subsídios que qualificam o debate e a prática inovadora e, sobretudo, contribuem para a construção de uma cultura de inovação na administração pública brasileira.
Medidas de Criatividade – Teoria e Prática
Organizadores: Eunice M. L. Soriano de Alencar, Maria de Fátima Bruno-Faria e Denise de Souza Fleith.
Mudança Organizacional – teoria e gestão
Organizador: Suzana Maria Valle Lima, com a participação de Maria de Fátima Bruno-Faria.
Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia
Colaborador: Fernando González Rey, com a participação de Maria de Fátima Bruno-Faria.
Theory and Practice of Creativity Measurement
Organizadores: Eunice M. L. Soriano de Alencar, Maria de Fátima Bruno-Faria e Denise de Souza Fleith
Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho – fundamentos para a gestão de pessoas
Organizador: Jairo E. Borges-Andrade, Gardênia da Silva Abbad e Luciana Mourão com a colaboração de Maria de Fátima Bruno-Faria.
- RENATO NUNES BITTENCOURT
Verdade Informação – Esclarecimento Público na Comunicação Social
Organizador: Renato Nunes Bittencourt
Sinopse: O livro analisa as ideologias fundamentais das práticas jornalísticas, desmistificando-as em favor da formação de uma sociedade esclarecida em uma era na qual a cultura se encontra sob o crivo normativo do mercado.
- RICARDO ROHM
Consultoria em Gestão de Pessoas
Organizadores: Iêda Maria Vecchioni Carvalho, João Luiz Carvalho Rocha De Oliveira, Luiz Augusto Mattana Da Costa Leite, Ricardo Henry Dias Rohm
Sinopse: Este livro tem por objetivo apresentar os principais conceitos, técnicas e práticas da consultoria em gestão de pessoas, considerando a evolução do mercado, das organizações e a valorização necessária ao quadro funcional e às ações que precisam ser adotadas nesse novo cenário. Aborda aspectos fundamentais para estudantes, treinadores, analistas, especialistas e generalistas de RH, consultores internos e externos e demais profissionais que atuam na área de gestão, em especial aqueles que se dedicam a dar apoio aos gestores de pessoas na identificação, no encaminhamento e na solução de seus problemas.
Economias Subversivas
Organizadores: Adriano Belisário, com a colaboração de Ricardo Henry Dias Rohm
Sinopse: O livro discute os conceitos da economia solidária, do empreendedorismo social a partir de diversas experiências de sucesso na América Latina.
DEMAIS DOCENTES
- ANDRÉ BARCAUÍ
Estratégias de THS: Treinamento em Habilidades Sociais
Organizador: Monica Portella com a participação de André B. Barcaui
Sinopse: Estratégias para desenvolvimento de habilidades sociais sob o aspecto pessoal e de evolução de equipes.
Fundamentos Técnicos da Administração
Organizador: André Barcauí
Sinopse: Esta publicação explica de maneira didática e objetiva os principais conceitos e teorias da administração desenvolvidos ao longo da história, como reflexo de demandas socioeconômicas e desdobramento de disciplinas como a antropologia, a sociologia, a psicologia social e as ciências políticas. São discutidas as principais práticas administrativas que vem sendo adotadas desde o fim do século XX e as tendências para futuros cenários, considerando questões como governança corporativa, tecnologia, capital intelectual, inovação e gestão de pessoas, aproximando a teoria das próprias vivências do leitor em seu ambiente de trabalho.
Gerenciamento do tempo em projetos
Organizador: André B. Barcaui, Danubio Becker Borba, Ivaldo Monteiro Da Silva, Rodrigo Barbosa Neves
Sinopse: A perspectiva de como identificar atividades, seu sequencialmento lógico, estimativa de recursos, identificação do caminho crítico e um resumo sobre corrente crítica na montagem de cronogramas de projetos.
Gerente também é gente
Organizador: André B. Barcaui
Sinopse: Uma ficção sobre a vida do gerente de projetos. Uma forma diferente, romanceada de explicar gerência de projetos, seus processos e ferramentas associadas
Mentoria e Coaching
Organizador: Ana Paula Cortat Zambrotti Gomes Gomes, André B. Barcaui, Anna Cherubina Scofano, Dayse Azevedo Gomes
Sinopse:Uma revisão sobre os principais conceitos, técnicas, metodologias e ferramentas para coaching ementoring.
PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática
Organizador: André Barcaui
Sinopse: Compilação de artigos e trabalhos no estado da arte sobre escritórios de projetos, programas e portfólio.
Qualidade de vida no trabalho
Organizador: Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues com a participação de André B. Barcaui
Sinopse: Revisão dos principais conceitos ligados a qualidade de vida e reunião de artigos sobre o tema.
Teoria da Potencialização da Qualidade de Vida – propostas e técnicas de psicologia positiva
Organizador: Mônica Portella com a participação de André B. Barcaui
Sinopse: Tendo como base a psicologia positiva, o livro faz uma revisão de técnicas para o aumento da sensação de bem-estar com base nos últimos estudos científicos sobre felicidade.
- LEONARDO JULIANELLI
Previsão de Vendas: Processos Organizacionais & Métodos Quantitativos e Qualitativos – 2ª edição
Organizadores: Leonardo Julianelli Ferreira, dentre outros.
Estudos em Negócios II
Organizadoras: Ursula Wetzel e Patrícia Amélia Tomei
Autor de um capítulo: Leonardo Julianelli Ferreira
- RITA AFONSO
Social Innovations in Brazil: How do Social Innovations Flourish. In: Atlas of Social Innovations: New Practices for a Better Future
Organizadores: Jürgen Howaldt; Christoph Kaletka; Antonius Schröder
Sinopse: Este livro é resultado do projeto “SI-DRIVE – Inovação social: impulsionadora da mudança social”, que mapeou 1.005 iniciativas de inovação social nos cinco continentes do mundo. Os resultados nos fornecem insights sobre o mundo altamente diversificado de inovação social, a variedade de atores e suas interações, e o caráter sistêmico do conceito.
Diálogos Intersetoriais em Políticas Públicas e Grandes Eventos. In: Turismo, Natureza, Cultura: Interdisciplinaridade e Políticas Públicas
Organizadores: Marta de Azevedo Irving; Lia Calabre; Roberto Bartholo; Marcelo A. G. Lima; Edilaine Albertino Moraes; Marisa Egrejas e Deborah Lima
Sinopse: Esta publicação é resultado de um conjunto de reflexões teóricas e contribuições de práticas de projetos de diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros, articuladas durante os debates promovidos no âmbito do Seminário
Internacional Turismo, Natureza e Cultura: Diálogos Interdisciplinares e Políticas Públicas, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa/Ministério da Cultura, a Universidade de Paris 1/ Sorbonne Pantheon e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre os dias 30 de maio e 02 de Junho de 2016. Este seminário teve como objetivo principal a promoção de um diálogo
interdisciplinar qualificado sobre a relação entre turismo, natureza e cultura, em suas interfaces com políticas públicas.
Design para Inovação Social como Ferramenta para Transformação Organizacional. In: Transformação Organizacional para a Sustentabilidade: Desenvolvendo um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social
Organizadores: Osvaldo L. G. Quelhas, Marcelo J. Meiriño, Sergio L. B. França e Cid Alledi Filho.
Sinopse: Desvios éticos e morais cometidos por organizações em vários países estimulam a reflexão acadêmica e profissional sobre as contradições do mundo das empresas e quanto aos valores que influenciam suas práticas. Este Livro apresenta um convite à reflexão com um conjunto de textos sobre modelos e práticas organizacionais na gestão da responsabilidade social na América do Sul e Europa.
The Production and Consumption of Culture in Brazilian Favelas and City Outskirts: Can Cultural Activities be Considered as Ethical/Sustainable Production and Consumption? In: Sustainable Consumption, Promise or Myth? Case Studies from the Field.
Organizadores: Jean Léon Boucher e Jukka Heinonen
Sinopse: Ao reunir em um volume vários estudos de caso recentes, este livro toca na promessa e desafio da sustentabilidade, consumo sustentável e estilos de vida sustentáveis, bem como algumas perspectivas sobre políticas e instâncias de transformação social. Além disso, é também uma crítica a certos mitos da sustentabilidade. Este livro será de interesse para qualquer pessoa atraída por possibilidades consumo sustentável, seja um consumidor individual, um acadêmico ou profissionais da indústria – de setores privados ou públicos a organizações não governamentais. Ele também pode ser usado em sala de aula como estudo de caso, exemplos empíricos e perspectivas diversas.