Home » Livros publicados

Livros publicados

Nesta página encontram-se os livros e capítulos de livros, na área de Administração, escritos por professores do curso de Administração da UFRJ

DOCENTES MEMBROS DO NUPAD

  • ANA CAROLINA FONSECA

Pesquisa e Compromisso Social

Organizadores: Vitor Mario Iorio e Antônio José Barbosa de Oliveira, com participação de Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca.

 


  • ANA PAULA DE MIRANDA

Moda: uma Questão de Envolvimento. In: Lucrecia Escudeiro Chauvel.. (Org.). deSignis – La Moda: Representaciones e Identidad.

1ed. Barcelona: Editorial Gedisa, 2001, v. 1, p. 143-158.

Organizadores: MIRANDA, A. P. C. de; GARCIA, C.; MELLO, S. C. B.  

 


O coração da sociedade moderna de consumo. In: Camila Perlingeiro. (Org.). 46 livros de moda que você não pode deixar de ler.

1ed. Rio de Janeiro: Memória Visual, 2007, v. 1, p. 10-12. 

Organizadores: MIRANDA, A. P. C. de

 


Consumo de acessórios de moda: um é pouco, dois é bom e muitos é bom demais!. In: Kathia Castilho; Sylvia Demetresco. (Org.). Consumo Práticas e Narrativas.

1ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011, v. , p. 125-134. 

Organizadores: MIRANDA, A. P. C. de; SILVA, C. R. L. ; LIMA, C. S. ; MORAIS, H. M. ; SILVA, J. A. N. ; ARRUDA, J. B. ; ALMEIDA, R. R. T. 


Cultural Values in Fashion Minimalismo in Reverse Design: A Current Scientific Vision From the International Fashion and Design Congress.

1. ed. Londres: Taylor & Francis Group,, 2018. v. 1. 699p. 

Organizadores: MIRANDA, A.P. de; Domingues, I. ; SOUZA, N.

 


Colóquio de Moda: 10 anos.

In: Castilho, Kathia; Mattos, Maria de Fátima. (Org.). 10 anos de Colóquio de Moda.

1ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015, v., p. 60-70.

Organizadores: MIRANDA, A.P. de.

 


Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos.

1. ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005. v. 01. 126p. 

Organizadores: MIRANDA, A. P. C. de; C.

 


Consumo de Moda: a Relação Pessoa-Objeto.

1. ed. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2008. v. 1. 127p. 

Organizadores: MIRANDA, A. P. C. de.

 


Consumo de Moda: a relação pessoa-objeto.

2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017. v. 1. 159p. 

Organizadores: MIRANDA, A.P. de.

 



Consumo de Ativismo.

1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018. v. 1. 128p.

Organizadores: Domingues, I.; MIRANDA, A.P. de.

 


  • BORIS ASRILHANT

image.png

Finanças Corporativas”, da Coleção Coppead, Editora Atlas, 2000.

Organizadores: Ricardo P. C. Leal, Newton C. A. da Costa Jr. e Eduardo F. Lemgruber.

Páginas 19 a 29 – Avaliação Econômica de Projetos: A Abordagem do CAPM”, em coautoria com Newton C. A. da Costa Jr. e Emilio A. Menezes

 


  • CAMILA AVOSANI ZAGO

A Gestão Estratégica na Administração – Vol. 2

Organizador: Rudy de Barros Ahrens, com participação de Camila Avosani Zago e Helios Malebranche.

Capítulo XIX – Planos de Infraestrutura em Logística e Transportes: Uma análise dos planos brasileiros e dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.


Tópicos em Gestão da Produção – Vol. 2

Organizador: Marcelo Ruy

Capítulo 3 – Planejamento de logística e transportes: Um estudo dos planos de infraestrutura brasileiros – Camila Avosani Zago e Helios Malebranche.

Sinopse: A coletânea de artigos constante neste volume apresenta uma série de estudos que cobre uma gama de áreas da Administração da Produção, incluindo Gestão da Qualidade; Gestão Econômica, Gestão Ambiental e Gerenciamento de Processos de Negócios, Data Mining. O Planejamento e Controle da Produção está representado por estudos em gestão de estoques e materiais e lean manufacturing. Por fim, a Logística se faz presente por meio dos temas logística reversa, distribuição física, gestão da demanda e serviços logísticos.


tópicos emergentes

Tópicos Emergentes e Desafios Metodológicos em Engenharia de Produção: Casos, Experiências e Proposições

Organizadores: Vanderli Fava de Oliveira; Vagner Cavenaghi; Francisco Soares Masculo, com a participação de Camila Avosani Zago.

Sinopse: O livro aborda tópicos emergentes relacionados à Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, bem como reflexões e casos em Engenharia de Produção e que são extensivos a outras áreas de conhecimento, incluindo a Administração.


ZAGO, C. A.; PINTO, A. D. M. ; QUINTERO, K. R. ; ZAGO, L. H. A. . Economia Circular: perspectivas de gestão estratégica. In: Gabriella de Menezes Baldão. (Org.). Inovação, gestão estratégica e controladoria nas organizações 2

 


studies on industrialStudies on Industrial Clusters and Local Development

Organizadores: Marcos Ferasso, Jorge Alberto Velloso Saldanha e Nelson Casarotto Filho, com a participação de Camila Avosani Zago

Sinopse: O livro aborda temas relevantes no âmbito de gestão de pessoas e do conhecimento, marketing entre outras voltadas ao desenvolvimento local, aglomerações de
empresas e competitividade.
 
 
 

  • MARCELO CASTAÑEDA

Marcas da Inovação no Território

Autores: Adilson Vaz Cabral Filho, Aldenilson Costa, Alexandre Brasil Fonseca, Eula Dantas Taveira Cabral, Jair de Souza Ramos, Lalita Kraus, Marcelo Castañeda, Maria Alice Nunes Costa, Rafael Barbosa Simões, Reginaldo Luiz Cardoso, Rita Gonçalo, Tamara Tânia Cohen Egler e Vania Koerich.

Sinopse: O título do livro informa o nosso desígnio de produzir um espaço de interlocução entre as ciências exatas e humanas para examinar as marcas, tangíveis e intangíveis, da inovação no território.

 


O Pânico como Política: o Brasil no imaginário do lulismo em crise

Organizadores: Fabio Luis Barbosa dos Santos, Marco Antonio Perruso e Marinalva Silva Oliveira.

Sinopse: A presente coletânea é uma radiografia original deste interregno que estamos atravessando: como pode um partido morto dar régua e compasso a forças que sonham dar a volta por cima? Ao morto-vivo, os autores estão chamando de petismo tardio, parente do progressismo tardio, assombração numa América Latina neoextrativista exaurida, depois de seu eclipse.

 


Amanhã vai ser maior

Organizadores: Bruno Cava e Giuseppe Cocco Org

Sinopse: A multidão no Brasil – como na Turquia, Espanha e em todos os lugares do ciclo de lutas que se alonga desde 2011 – exige uma “democracia real”, contra a democracia fantoche que nos vendem o tempo todo. É, de fato, uma ideia bonita. Mas estariam as lutas políticas da multidão, apesar de explodir ruidosamente em cena, condenadas a ser fugazes e efêmeras, inefetivas contra os poderes dominantes? A falta de unidade e liderança central minaria qualquer consequência política duradoura para as lutas da multidão? Seria a vida dessa multidão “sem liderança” cheia de barulho e de fúria, mas sem significar nada? Ou, ao contrário, seria a força da multidão como o “leão proletário” de Marx: embora temporariamente subjugado e aparentemente domado, uma força selvagem que só vai ser verdadeiramente reconhecida no futuro? 


Handbook On Social Stratification In The Bric Countries

Organizadores: LI PEILIN ET AL (Autor), Peilin Li (Editor), Mikhail K Gorshkov (Editor), Celi Scalon.

Sinopse: Com o rápido crescimento da economia, o termo “BRICs” foi utilizado para representar os novos países emergentes – Brasil, Rússia, Índia e China. A economia aprimorada nesses países melhorou muito a vida das pessoas; e ao mesmo tempo, também influenciou fortemente a transformação da estrutura social, normas e valores.

 


  • MARIA DE FÁTIMA BRUNO-FARIA

livro

Criatividade e Inovação nas Organizações – Desafios para a Competitividade

Organizadores: Maria de Fátima Bruno-Faria, Eduardo Raupp de Vargas e Albertina Mitjáns Martinez

Sinopse: O livro aborda dois temas de extrema relevância para a competitividade que se mostram como desafios para aqueles que atuam como gestores em diferentes contextos organizacionais.

 


criatividade-na-escola

Criatividade na Escola: O desenvolvimento de potencialidades, altas habilidades / superdotação (AH/SD) e talentos

Organizadores: Fernanda Hellen Ribeiro Piske e Sara Bahia, com a colaboração de Maria de Fátima Bruno-Faria.

 


educação-a-distância

Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo

Organizadores: Daniel Mill e Criatiano Maciel, com a colaboração de Maria de Fátima Bruno-Faria.

 


Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos no Brasil

Organizadores: Pedro Cavalcante, Marizaura Camões, Bruno Cunha e Wilber Severo, com a colaboração de Maria de Fátima Bruno-Faria

Sinopse:  Este livro consiste em uma inédita coletânea de capítulos sobre inovação no setor público, e é fruto de um esforço conjunto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com diversos pesquisadores e servidores públicos de instituições que fazem parte da Rede InovaGov, como também colaboradores internacionais referências no campo. A obra inclui capítulos com abordagens e estratégias metodológicas variadas que contribuem para sistematizar o conhecimento acerca da teoria, das tendências atuais e de casos de inovação de sucesso no governo federal brasileiro. Neste sentido, a coletânea explora esse fenômeno complexo e cada vez mais estratégico no setor público em suas diferentes esferas e setores. Assim, geram-se subsídios que qualificam o debate e a prática inovadora e, sobretudo, contribuem para a construção de uma cultura de inovação na administração pública brasileira.


medidas-de-criatividade Medidas de Criatividade – Teoria e Prática

Organizadores: Eunice M. L. Soriano de Alencar, Maria de Fátima Bruno-Faria e Denise de Souza Fleith.

 


mudança-organizacional

Mudança Organizacional – teoria e gestão

Organizador: Suzana Maria Valle Lima, com a participação de Maria de Fátima Bruno-Faria.

 

 
 
 
 
 

subj-e-complexidade-e-pesquisa-em-psicologiaSubjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia

Colaborador: Fernando González Rey, com a participação de Maria de Fátima Bruno-Faria.

 


creativity-measurement

Theory and Practice of Creativity Measurement

Organizadores: Eunice M. L. Soriano de Alencar, Maria de Fátima Bruno-Faria e Denise de Souza Fleith

 


treinamento-e-desenvolvimento

Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho – fundamentos para a gestão de pessoas

Organizador: Jairo E. Borges-Andrade, Gardênia da Silva Abbad e Luciana Mourão com a colaboração de Maria de Fátima Bruno-Faria.

 


  • RENATO NUNES BITTENCOURT

verdade-e-informação

Verdade Informação – Esclarecimento Público na Comunicação Social

Organizador: Renato Nunes Bittencourt

Sinopse: O  livro analisa as ideologias fundamentais das práticas jornalísticas, desmistificando-as em favor da formação de uma sociedade esclarecida em uma era na qual a cultura se encontra sob o crivo normativo do mercado.

 


  • RICARDO ROHM

Consultoria em Gestão de Pessoas

Organizadores: Iêda Maria Vecchioni Carvalho, João Luiz Carvalho Rocha De Oliveira, Luiz Augusto Mattana Da Costa Leite, Ricardo Henry Dias Rohm

Sinopse: Este livro tem por objetivo apresentar os principais conceitos, técnicas e práticas da consultoria em gestão de pessoas, considerando a evolução do mercado, das organizações e a valorização necessária ao quadro funcional e às ações que precisam ser adotadas nesse novo cenário. Aborda aspectos fundamentais para estudantes, treinadores, analistas, especialistas e generalistas de RH, consultores internos e externos e demais profissionais que atuam na área de gestão, em especial aqueles que se dedicam a dar apoio aos gestores de pessoas na identificação, no encaminhamento e na solução de seus problemas.


Economias Subversivas

Organizadores: Adriano Belisário, com a colaboração de Ricardo Henry Dias Rohm

Sinopse: O livro discute os conceitos da economia solidária, do empreendedorismo social a partir de diversas experiências de sucesso na América Latina.

 

 


COVID 19 FROM THE MARGINS: Pandemic Invisibilities, Policies and Resistance in the Datafied Society

1st Edition, AMSTERDAM: The Institute of Network Cultures, 2021, p.65-69.

Organizadores: STEFANIA MILAN, EMILIANO TRERÉ and SILVIA MASIERO

Sinopse: In the first pandemic of the datafied society, the disempowered were denied a voice in the heavily quantified mainstream narrative. Featuring stories of invisibility, injustice, hope and resistance, this book gives voice to communities at the margins in the Global South and beyond. The multilingual, polycentric and pluriversal narration invites the reader to enact and experience “Big Data from the South(s)” as a decolonial lens to read the pandemic.

 

 


VANESSA BRULON

BRULON, V.; PECI, A. . Sobre favelas enquanto campos de poder e a (des)organização do espaço social. In: Luiz Alex Silva Saraiva/ Alessandro Gomes Enoque. (Org.). Cidades e estudos organizacionais: um debate necessário. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2019, v. , p. 1-433.

 

 

 


PECI, A. ; CABRAL, A. ; EUNJI, L. ; BRULON, V. . A Janus-faced Public Administration and Race. In: Amanda Rutherford, Kenneth J. Meier. (Org.). Race and Public Administration. 1ed.: , 2020, v. , p. 165-.

 

 

 

 


PECI, A. ; LACERDA, D. ; BRULON, V. . Organizing culture in Rio de Janeiro’s slums – the dynamics of precarious spaces. In: K. Kosmala; J. M. Imas.. (Org.). Organizing culture in Rio de Janeiro’s slums – the dynamics of precarious spaces. 1ed.London: Intellect Press, 2016, v. 1, p. 1-220.

 


DEMAIS DOCENTES 

  • ANDRÉ BARCAUÍ

estratégias de THS

Estratégias de THS: Treinamento em Habilidades Sociais

Organizador: Monica Portella com a participação de André B. Barcaui

Sinopse:  Estratégias para desenvolvimento de habilidades sociais sob o aspecto pessoal e de evolução de equipes.

 


Fundamentos Técnicos da Administração

Organizador: André Barcauí

Sinopse: Esta publicação explica de maneira didática e objetiva os principais conceitos e teorias da administração desenvolvidos ao longo da história, como reflexo de demandas socioeconômicas e desdobramento de disciplinas como a antropologia, a sociologia, a psicologia social e as ciências políticas. São discutidas as principais práticas administrativas que vem sendo adotadas desde o fim do século XX e as tendências para futuros cenários, considerando questões como governança corporativa, tecnologia, capital intelectual, inovação e gestão de pessoas, aproximando a teoria das próprias vivências do leitor em seu ambiente de trabalho.


gerenciamento do tempo em projetos

Gerenciamento do tempo em projetos

Organizador: André B. Barcaui, Danubio Becker Borba, Ivaldo Monteiro Da Silva, Rodrigo Barbosa Neves

Sinopse: A perspectiva de como identificar atividades, seu sequencialmento lógico, estimativa de recursos, identificação do caminho crítico e um resumo sobre corrente crítica na montagem de cronogramas de projetos.

 


gerente também é gente

Gerente também é gente

Organizador: André B. Barcaui

Sinopse:  Uma ficção sobre a vida do gerente de projetos. Uma forma diferente, romanceada de explicar gerência de projetos, seus processos e ferramentas associadas

 


mentoria e coaching

Mentoria e Coaching

Organizador: Ana Paula Cortat Zambrotti Gomes Gomes, André B. Barcaui, Anna Cherubina Scofano, Dayse Azevedo Gomes

Sinopse:Uma revisão sobre os principais conceitos, técnicas, metodologias e ferramentas para coaching ementoring.

 


PMO

PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática

Organizador: André Barcaui

Sinopse: Compilação de artigos e trabalhos no estado da arte sobre escritórios de projetos, programas e portfólio.

 


qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida no trabalho

Organizador: Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues com a participação de André B. Barcaui

Sinopse: Revisão dos principais conceitos ligados a qualidade de vida e reunião de artigos sobre o tema.

 


teoria da potencialização da qualidade de vidaTeoria da Potencialização da Qualidade de Vida – propostas e técnicas de psicologia positiva

Organizador: Mônica Portella com a participação de André B. Barcaui

Sinopse: Tendo como base a psicologia positiva, o livro faz uma revisão de técnicas para o aumento da sensação de bem-estar com base nos últimos estudos científicos sobre felicidade.

 


Métodos Ágeis: Sprints de Experiências Práticas

Autores: Marcela Castro e André Barcaui

Sinopse: O livro traz um apanhados de casos práticos da aplicação de métodos ágeis em diversos tipos de projetos, produtos e serviços. Estão incluídos considerações sobre Scrum, Kanban, OKR, Management 3.0, entre outras técnicas.

 


Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Autores: André Barcaui e Marcos Rego.

Sinopse: O livro aborda os principais fundamentos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos contemporâneo, considerando as boas práticas preconizadas pelo Project Management Institute (PMI).

 


  • LEONARDO JULIANELLI

Previsão de Vendas: Processos Organizacionais & Métodos Quantitativos e Qualitativos – 2ª edição

Organizadores: Leonardo Julianelli Ferreira, dentre outros.

 


Estudos em Negócios II

Organizadoras: Ursula Wetzel e Patrícia Amélia Tomei

Autor de um capítulo: Leonardo Julianelli Ferreira

 


  • RITA AFONSO

Social Innovations in Brazil: How do Social Innovations Flourish. In: Atlas of Social Innovations: New Practices for a Better Future

Organizadores: Jürgen Howaldt; Christoph Kaletka; Antonius Schröder

Sinopse: Este livro é resultado do projeto “SI-DRIVE – Inovação social: impulsionadora da mudança social”, que mapeou 1.005 iniciativas de inovação social nos cinco continentes do mundo. Os resultados nos fornecem insights sobre o mundo altamente diversificado de inovação social, a variedade de atores e suas interações, e o caráter sistêmico do conceito.


Diálogos Intersetoriais em Políticas Públicas e Grandes Eventos. In: Turismo, Natureza, Cultura: Interdisciplinaridade e Políticas Públicas

Organizadores: Marta de Azevedo Irving; Lia Calabre; Roberto Bartholo; Marcelo A. G. Lima; Edilaine Albertino Moraes; Marisa Egrejas e Deborah Lima

Sinopse: Esta publicação é resultado de um conjunto de reflexões teóricas e contribuições de práticas de projetos de diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros, articuladas durante os debates promovidos no âmbito do Seminário
Internacional Turismo, Natureza e Cultura: Diálogos Interdisciplinares e Políticas Públicas, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa/Ministério da Cultura, a Universidade de Paris 1/ Sorbonne Pantheon e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre os dias 30 de maio e 02 de Junho de 2016. Este seminário teve como objetivo principal a promoção de um diálogo
interdisciplinar qualificado sobre a relação entre turismo, natureza e cultura, em suas interfaces com políticas públicas.


Design para Inovação Social como Ferramenta para Transformação Organizacional. In: Transformação Organizacional para a Sustentabilidade: Desenvolvendo um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

Organizadores: Osvaldo L. G. Quelhas, Marcelo J. Meiriño, Sergio L. B. França e Cid Alledi Filho.

Sinopse: Desvios éticos e morais cometidos por organizações em vários países estimulam a reflexão acadêmica e profissional sobre as contradições do mundo das empresas e quanto aos valores que influenciam suas práticas. Este Livro apresenta um convite à reflexão com um conjunto de textos sobre modelos e práticas organizacionais na gestão da responsabilidade social na América do Sul e Europa.


The Production and Consumption of Culture in Brazilian Favelas and City Outskirts: Can Cultural Activities be Considered as Ethical/Sustainable Production and Consumption? In: Sustainable Consumption, Promise or Myth? Case Studies from the Field.

Organizadores: Jean Léon Boucher e Jukka Heinonen

Sinopse: Ao reunir em um volume vários estudos de caso recentes, este livro toca na promessa e desafio da sustentabilidade, consumo sustentável e estilos de vida sustentáveis, bem como algumas perspectivas sobre políticas e instâncias de transformação social. Além disso, é também uma crítica a certos mitos da sustentabilidade. Este livro será de interesse para qualquer pessoa atraída por possibilidades consumo sustentável, seja um consumidor individual, um acadêmico ou profissionais da indústria – de setores privados ou públicos a organizações não governamentais. Ele também pode ser usado em sala de aula como estudo de caso, exemplos empíricos e perspectivas diversas.