Clicky

Atenção! Incrições abertas para a 12ª Semana de Integração Acadêmica – SIAc 2023

12ª SIAc – Semana de Integração Acadêmica tem como objetivo assegurar o espaço de construção coletiva, de defesa da educação pública, da valorização da Ciência e Tecnologia, da Inovação e da Cultura para o desenvolvimento do país, no qual serão apresentados e discutidos trabalhos de iniciação científica, artística, tecnológica, cultural, iniciação à docência e de extensão desenvolvidos na UFRJ

SIAC/UFRJ  integra a Jornada de Iniciação Científica Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC), o Congresso de Extensão, a Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé e a Jornada de Formação Docente – PIBID.

As inscrições vão até o dia 16 de novembro e deverão ser feitas pelo site: www.siac.ufrj.br.

ATENÇÃO! Iniciação Científica PIBIC – Professora Maria de Fátima Bruno-Faria

Prezad@s alun@s. Tenho uma vaga para atuação como VOLUNTÁRI@ em um projeto PIBIC com duração de dois anos.

Tenho uma vaga para atuação como VOLUNTÁRI@ em um projeto PIBIC com duração de dois anos.

O nome do projeto é  GESTÃO ESTRATÉGICA E GOVERNANÇA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS NO PAÍS.

Peço que leiam o 👉 edital (clique para acessar) para que vejam as obrigações no projeto mesmo sendo voluntári@.

Interessad@s devem enviar e-mail para fatimabruno@facc.ufrj.br. Agendarei entrevista on-line para seleção.

Destaco que tenho apenas UMA vaga.

ATENÇÃO! Oportunidade de participação em projeto de Iniciação Científica!

Você, que é estudante do curso de Administração da UFRJ, não perca a oportunidade de participar do projeto “Mapeamento das Finanças e dos Investimentos Sustentáveis no Brasil”! Leia atentamente aos requisitos necessários e, caso esteja com todos eles em diam, entre em contato por um dos emails abaixo 👇

Brasil lidera ranking de países com maior quantidade de publicações científicas em acesso aberto

Dados do relatório Analytical Support for Bibliometrics Indicators – Open access availability of scientific publications, publicado este ano pela Science-Metrix (empresa americana especializada na avaliação de atividades de ciência e tecnologia), mostram que o Brasil está no primeiro lugar quando se fala em disponibilização de conteúdo livre. Dos artigos publicados em periódicos brasileiros, 75% têm acesso aberto.

Para saber mais, clique aqui!

Novidades no Lattes: “projeto de ensino” na aba “produções”

A fim de ampliar a abrangência da Plataforma Lattes e refletir a realidade das Universidades, fundamentada no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, pesquisadores que atuam com avanços educacionais agora podem incluir, no Currículo Lattes, sua atuação não apenas em projetos de pesquisa e de extensão como também em projetos de ensino.

Leia mais sobre a novidade aqui!

Portal de Periódicos da CAPES permite acesso ao conteúdo do ScienceDirect

O ScienceDirect é uma ferramenta de pesquisa editada pela editora Elsevier que oferece informações para pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de saúde e profissionais da informação. Com publicações científicas, técnicas e de saúde, o recurso contém funcionalidades inteligentes e intuitivas para que o usuário possa se manter informado em seu campo de atuação e trabalhar de forma mais eficiente.

A plataforma está à disposição no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Entre as soluções que compõem o ScienceDirect, os usuários do Portal encontram 40 livros eletrônicos em português. As publicações têm edições a partir de 2003 e contemplam diversas áreas, inclusive a de Administração.

Para localizar os e-books, o usuário deve entrar na opção Buscar base do Portal de Periódicos e inserir o nome “ScienceDirect – E-Books Backlist e Livros em Português (Elsevier)”. Uma vez dentro da base, basta localizar a publicação pelo nome do autor ou título. Os livros eletrônicos estão disponíveis integralmente para os usuários do Portal.

Acesse o Portal de Periódicos da CAPES para mais informações.

Usuários do Portal de Periódicos têm acesso a mais de 100 títulos da World Scientific

O Portal de Periódicos da CAPES agora disponibiliza aos usuários da comunidade acadêmico-científica brasileira a base de dados da World Scientific Publishing.

Estão disponíveis na plataforma publicações especializadas em Medicina, Engenharias, Física, Economia e Ciência da Computação, com conteúdo em texto completo de mais de 100 periódicos, com período de cobertura que varia de 2001 até o presente. A ferramenta publica cerca de 600 novos títulos por ano além de 130 periódicos em diversos campos de atuação.

Para ter acesso ao seu conteúdo, o usuário pode: acessar a caixa de pesquisa Buscar base ou selecionar o Editor/Fornecedor “World Scientific Publishing” na opção Buscar Periódico.

Fonte: CAPES, P. P. . (2017, janeiro 16). Usuários do Portal de Periódicos têm acesso a mais de 100 títulos da World Scientific. Boletim Eletrônico Portal de Periódicos da Capes, nº.9.

 

Portal de periódicos da CAPES disponibiliza acesso à Annual Reviews

A base Annual Reviews faz parte do acervo do portal de periódicos da CAPES. Essa base oferece acesso à mais de 40 títulos de todas as áreas do conhecimento.

Ficam disponíveis para livre acesso documentos datados de 1932 até o presente momento. Tal período de abrangência possibilita aos pesquisadores a realização de levantamentos bibliográficos com ampla complexidade e até mesmo auxílio para composição de história da arte de algumas áreas do conhecimento.

A missão da Annual Reviews é oferecer resumos úteis e inteligentes à pesquisas primárias de diversas áreas. Como o título sugere, anualmente, a instituição responsável pela base, critica a literatura a fim de auxiliar pesquisadores na atualização de seus currículos e áreas de pesquisa.

Seus títulos são reconhecidos como os mais citados, inclusos na classificação Journal Citation Reports  (JCR), da Editora Thompson Reuters.

O acesso completo pode ser feito através do site da CAPES, na pesquisa por base.

Fonte: CAPES, P. P. . (2017, janeiro 03). Títulos da Annual Reviews compõem acervo do Portal. Boletim Eletrônico Portal de Periódicos da Capes, nº.8.

Periódicos de Administração – Base Informs

A associação entre CAPES e o Institute for Operations Research and the Management Sciences (Informs) permite o acesso gratuito ao conteúdo completo dos periódicos das áreas de Marketing, Gestão, estratégia, operações e serviços desta base. O Informs tem por objetivo liderar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos seus temas propostos.

A cobertura promove acesso à 14 periódicos com publicações a partir de 1998 e abrange as áreas de ciências sociais aplicadas, administração de empresas, administração pública e contabilidade.

Segue abaixo a descrição de tais periódicos. O acesso às publicações deve ser feito pela opção Buscar base.

Decision Analysis: Título dedicado ao avanço da teoria, à aplicação e ao ensino de todos os aspectos da tomada de decisão.

Information Systems Research: Visa aprofundar o conhecimento na aplicação de tecnologias de informação para as organizações humanas e, mais amplamente, para a melhoria do bem-estar econômico e social.

Journal on Computing: Publica artigos na interseção de pesquisa operacional e ciência da computação.

Interfaces: Divulga manuscritos com foco na prática da pesquisa de operações e gestão da ciência, além de destacar o impacto da atividade sobre organizações em todo o mundo.

Management Science: Periódico voltado para a disseminação de pesquisa científica sobre a prática da gestão.

Manufacturing & Service Operations Management :Publica um vasto leque de investigação que incide sobre gestão da produção e operações de bens e serviços.

Marketing Science: Revista científica orientada para o marketing, com foco em pesquisa teórica e empírica.

Mathematics of Operations Research: Publica artigos com conteúdos matemáticos relevantes para operações de investigação e ciência de gestão.

Operations Research: Tem como objetivo oferecer artigos de alta qualidade que representam a amplitude de metodologias e aplicações com foco em operações.

Organization Science: Título amplamente reconhecido nas áreas de estratégia, gestão e teoria da organização.

Transportation Science: Uma das publicações mais importantes no campo da análise de transportes.

Service Science: Publica artigos sobre todos os temas relacionados ao serviço, incluindo o trabalho que atravessa fronteiras disciplinares tradicionais.

Strategy Science: Disponibiliza pesquisas dirigidas aos desafios da gestão estratégica nas organizações empresariais e não empresariais.

Transactions on Education: Tem como missão contribuir com o avanço de pesquisa de operações, gestão da ciência e educação em todos os níveis de análise, em âmbito global.

 Fonte: Boletim de Periódicos da CAPES, recebido em 31/10/2016.

Acesso à PNAS da National Academy of Science.

O Portal de Periódicos da CAPES disponibilizou recentemente o acesso à Revista Científica Proceedings of the National Academy of Science of the United States of America.

Tal periódico possui mais de 100 anos de existência, disponibilizando textos integrais de todos os seus artigos publicados, além de possuir classificação por fator de impacto de 9,423, segundo o Journal Citation Reports (Thomson Reuters, 2015)

A PNAS abrange diversas áreas do conhecimento e publica cerca de 3100 trabalhos por ano. Além de disponibilizar pesquisas, é composta por comentários, opiniões e perspectivas com foco em ciências biomédicas, físicas, sociais e matemáticas.

Na edição do mês de outubro estão disponíveis artigos das áreas de ciências físicas aplicadas, química, atmosfera e ciências planetárias, engenharia, física, antropologia, ciências psicológicas e cognitivas, ciências biológicas, bioquímica, biofísica, biologia computacional, entre outras.

É interessante aos pesquisadores pois a maioria dos trabalhos aceitos para publicação são de pesquisadores de fora dos Estados Unidos e não exige vínculo com a National Academy of Science, organização responsável pela Revista.

O acesso ao conteúdo pode ser feito a partir da opção Buscar periódico ou via Highwire Press, na opção Buscar base.