Home » Projetos em Andamento

Projetos em Andamento

Projeto: Organizações da Tecnopolítica no Twitter


Coordenação: Marcelo Castañeda.


Participantes: Felipe Soler Montalvo, Luana Marcelino, Vitória Macedo e Luca Raimundo.


Objetivo geral: Compreender os diferentes formatos organizacionais que se configuram para além, e a partir, das vertentes da tecnopolítica que se desenvolvem na plataforma digital Twitter no contexto brasileiro e seus efeitos no ecossistema midiático e na sociedade.

Projeto: Processos de organizar; Sociomaterialidade; Poder e Resistência; Organizações culturais e políticas culturais

Coordenação: Vanessa Brulon Soares

Projeto: A CULTURA DO MANAGEMENT E O ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS GESTORES

Coordenação: Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca

Participante: Juliana Soares Santos, João Moretz Sohn de Almeida e Renan Habib

Objetivo geral: Analisar os traços culturais dos alunos do Curso de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de modo a verificar se, durante o Curso, pode ser percebida uma maior identificação com os valores da cultura do management apontados na literatura.

 

Projeto: RELAÇÃO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO

Coordenação: André Barcaui

Objetivo geral: Entender qual a real relação entre as práticas da gerência de portfólio de projetos nas organizações e o plano estratégico desenvolvido pelas mesmas. Estudar e mapear  os processos ligados a gestão de projetos, programas e portfólios das organizações e traçar um paralelo com sua proposta estratégica. Entender até que ponto existe coerência no desmembramento estratégico da organização em projetos e qual o nível de maturidade de gerenciamento de projetos envolvido. Compreender como as organizações lidam com os desafios relativos a seu portfólio de projetos derivado do seu planejamento estratégico”.

 

Projeto: AÇÕES DE MARKETING PARA AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS: UM ESTUDO MULTICASO DA IG VALE DOS VINHEDOS E DA IG LUJAN DE CUYO

Coordenação: Camila Avosani Zago

Objetivo geral: O presente projeto tem como objetivo verificar a implicação das ações de marketing e a gestão logística das Indicações Geográficas do vinho do Vale dos Vinhedos, no Brasil, e do vinho Luján de Cuyo, na Argentina nos resultados obtidos na sua gestão. Assim, espera-se identificar as atividades realizadas pelas IGs estudadas especialmente no que diz respeito ao marketing e logística, a fim de traçar um modelo que possa ser implementado e utilizado pelas IGs estudadas e que sirva de mote para outras IGs como direcionador de competitividade. O foco deste estudo são as IGs vitivinícolas do Vale dos Vinhedos/RS e Luján de Cuyo/AR. Os resultados das pesquisas serão transformados em artigos científicos divulgados em eventos científicos, periódicos e livros da área. Este projeto consiste ainda em uma pesquisa em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

 

Projeto: GORVERNANÇA NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E ESPANHA

Coordenação: Camila Avosani Zago

Objetivo geral: O presente projeto tem como objetivo estabelecer parâmetros de governança na gestão da cadeia de suprimentos, que possam ajudar as empresas do segmento vitivinícola na busca conjunta do aumento de produtividade e competitividade individual e das suas cadeias de suprimentos. Assim, espera-se mapear a cadeia de suprimentos do segmento vitivinícola do Brasil e Espanha, verificando as atividades desenvolvidas, para posteriormente avaliar a visão da governança pela gestão estratégica da cadeia e traçar os parâmetros de governança para a mesma. Este projeto consiste ainda em uma pesquisa em parceria com a Universidad de Jaén/Espanha. Os resultados das pesquisas serão transformados em artigos científicos divulgados em eventos científicos, periódicos e livros da área.

 

Projeto: O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO HUMANITÁRIO COMO MEDIDA MITIGADORA DE DESASTRES NATURAIS: UM ESTUDO NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO

Coordenação: Camila Avosani Zago

Objetivo geral:  O presente projeto de pesquisa tem como objetivo mapear as áreas atingidas por desastres naturais na região serrana do Rio de Janeiro, . Assim, espera-se efetuar um planejamento logístico humanitário como forma mitigadora desses desastres. Os resultados das pesquisas serão transformados em artigos científicos divulgados em eventos científicos, periódicos e livros da área.

 

Projeto: ANÁLISE DAS PRINCIPAIS MEDIDAS INTERNACIONAIS DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Coordenação: Maria de Fátima Bruno de Faria

Participante: Arthur Rafael Dias dos Santos

Objetivo geral: Analisar medidas destinadas a mapear inovação no setor público, a fim de subsidiar futura proposição de uma medida específica para a realidade brasileira.

 

Projeto: ANÁLISE DE FATORES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À EXPRESSÃO DA CRIATIVIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Coordenação: Maria de Fátima Bruno Faria

Objetivo geral: O objetivo da pesquisa é identificar condições favoráveis e desfavoráveis à criatividade em diferentes tipos de organizações públicas do Rio de Janeiro, a fim de subsidiar a adaptação de uma medida quantitativa denominada “Indicadores de Condições para Criar no Ambiente de Trabalho”. A metodologia será qualitativa, descritiva, com entrevistas semi estruturadas e análise documental. Os resultados deverão ser analisados a partir da técnica de análise de conteúdo para construção de categorias que propiciarão a elaboração de itens para a nova medida.

 

Projeto: ANÁLISE DOS FATORES DE CULTURA DE INOVAÇÃO EM DIFERENTES ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Coordenação: Maria de Fátima Bruno Faria

Objetivo Geral: O objetivo da pesquisa é identificar fatores relacionados à cultura de inovação em diferentes tipos de organizações públicas do Rio de Janeiro, a fim de subsidiar a adaptação de uma medida quantitativa denominada “Avaliação de Cultura de Inovação”. A metodologia será qualitativa, descritiva, com entrevistas semi estruturadas e análise documental. Os resultados deverão ser analisados a partir da técnica de análise de conteúdo para construção de categorias que propiciarão a elaboração de itens para a nova medida.

 

Projeto: CRIATIVIDADE NO SETOR PÚBLICO – ANÁLISE DA LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL

Coordenação: Maria de Fátima Bruno Faria

Objetivo Geral: Pretende-se mapear a produção científica nacional e internacional sobre a criatividade no trabalho em diferentes espaços do setor público, nos últimos cinco anos, a fim de produzir um ensaio teórico que evidencie as lacunas na produção sobre o tema no setor e possibilite a elaboração de uma agente de pesquisa sobre o tema.

 

Projeto: CULTURA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 

Coordenação: Maria de Fátima Bruno Faria

Objetivo Geral: Pretende-se realizar o mapeamento da literatura sobre inovação no setor público visando identificar fatores que interferem na cultura de inovação, bem como realizar entrevistas com atores de diferentes espaços do setor público, a fim de subsidiar a construção de um modelo teórico de inovação no setor público.

 

Projeto: FASCISMO E TERAPIA DE CHOQUE NEOLIBERAL: CONVERGÊNCIA DE UMA POLÍTICA NECRÓFILA

Coordenação: Renato Nunes Bittencourt

Participantes: Filippo Lattari e Leticia Abreu Paixão

Objetivo geral: Analisar de que maneira a sociedade capitalista produz um sistema produtivo pautado na alienação generalizada, anulando a singularidade existencial do sujeito, intrinsecamente coisificado por uma gestão unidimensional da vida concreta, e alternativas econômicas para além dos paradigmas espoliadores do neoliberalismo e sua inerente dissolução da esfera pública democrática. O fascismo se pauta por uma prática totalitária irracionalista e necrófila, recorrendo ao processo de mistificação das relações sociais para impor seu domínio sobre os sujeitos. O neoliberalismo, caracterizado pela desregulação dos direitos trabalhistas, da dissolução da legitimidade do Estado em prol do livre-mercado (servo-mercado) encontra guarida para suas ações contrárias ao bem comum em governanças reacionárias que se utilizam de mecanismos tecnocráticos para subjugar a esfera pública em um sistema de desolação social.

 

Projeto: SCARFE – Sustainable Consumption and Agri-food Ethics in the Global South

Coordenação: Rita Afonso e Roberto Bartholo

Participantes: Luiza Farnese Sarayed-Din; Cristine Clemente de Carvalho; Geovana Prats; Josi Oliveira; Dorothea Kleine; Alex Hudges; Michael Crang; Cheryl McEwan; Bob Doherty; Hector Gonzalez- Jimenez; Fernando Fastoso; Guojun Zeng; Shari Daya; Stefania Vicari

Objetivo Geral: Esta pesquisa tem como objetivo examinar os papéis atuais e potenciais do consumo no Sul global, no enfrentamento de grandes desafios mundiais de sustentabilidade no setor alimentar, avaliando a ética, mobilização e práticas de consumo sustentável.

 

PEP – ROHM: Programa de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano, Formação de Lideranças Transformadoras e Governança Social

 

Projeto: O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS NA ATUALIDADE

Coordenação: Ricardo Henry Dias Rohm

Participantes: José Otávio de Alcântara Lucas Martins e Felipe Tinoco

Objetivo Geral: Mapear e analisar as principais práticas pedagógicas relacionadas à formação e desenvolvimento de competências de liderança nos cursos de graduação em Administração, Administração Pública e Engenharia de Produção da UFRJ a fim de propor possíveis sugestões de melhoria.

 

Projeto: AUTOGESTÃO: RETRATO DE UM FENÔMENO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL

Coordenação: Ricardo Henry Dias Rohm

Participantes: Ricardo Henry Dias Rohm e Andreza Gonçalves 

Objetivo Geral: Mapear e analisar os arranjos organizacionais de autogestão na atualidade, em seus aspectos políticos, econômicos e sociais, mediante uma revisão da literatura dos últimos 10 anos a fim de definir heuristicamente problemas de pesquisa relacionados à controle social, governança e liderança transformadora na sociedade em rede.

Projeto: OS DESAFIOS DE GERAR E MENSURAR VALOR EM PROJETOS DE GESTÃO SOCIAL

Coordenação: Ricardo Henry Dias Rohm

Participantes: Vivian Amâncio dos Santos

Objetivo Geral: Identificar os processos pelos quais o valor social é gerado a partir da literatura científica dos últimos 10 anos e analisar os possíveis indicadores para a sua mensuração considerada as especifidades da gestão social no Brasil.

Projeto: O CONTROLE SOCIAL NA GESTÃO GOVERNAMENTAL: ATORES POLÍTICOS E SUAS PRÁTICAS NO BRASIL HODIERNO

Coordenação: Ricardo Henry Dias Rohm

Participantes: Ricardo Rohm, Felipe Tinoco

Objetivo Geral: Analisar como as práticas de controle social exercidas pela sociedade civil sobre o âmbito da administração pública estão sendo estudadas e exercidas pela população na atualidade. Com isso, pretende-se apontar medidas e formas de controle social que afetem as tomadas de decisão do setor público com objetivos democráticos.

Projeto: RELAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NÃO-HEGEMÔNICA

Orientador: Ricardo Rohm

Participantes: Ricardo Rohm e Gabriela Moreira da Costa.

Objetivo: Mapear, descrever e analisar a distribuição e o acesso da internet no mundo atual, baseando-se em uma perspectiva crítica da epistemologia do sul. Para isso, utilizar-se-á de uma metodologia de natureza mista, com dados qualitativos em busca da compreensão detalhada do escopo determinado do trabalho e dados quantitativos sobre a acessibilidade e o processamento dos dados e metadados da internet.

 

Projeto: FAKE NEWS AND DEMOCRACY: DIFFICULTIES IN THE SOCIOPOLITICAL CONTROL OF THE PUBLIC SPHERE

Orientador: Ricardo Rohm

Participantes: Ricardo Rohm e Marcelo Canesin Dias.

Overall Aim: In view of the increase of disinformation as a global menace, reaching alarming proportions in terms of its consequences for the consolidation of democracies and their underlying values, the present study aims at understanding the impact of fake news on the emancipation process in contemporaneity. Therefore, it will be necessary to elaborate a literature review on topics such as Democracy and the Public Sphere in order to obtain a diagnosis of the relevance that the fake news phenomenon plays in the current scenario.

 

Projeto: KAIZEN: GESTÃO DE MELHORIAS CONTÍNUAS PARA DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS TRANSFORMADORAS

Orientador: Ricardo Henry Dias Rohm

Participantes: Ricardo Henry Dias Rohm e Andreza Gonçalves

Objetivo Geral: desenvolver um sistema Kaizen para gestão de melhorias contínuas na formação de lideranças transformadoras, apurando a capacidade de adaptação deste fenômeno à qualquer setor ou instituição.

 

Projeto: LIDERANÇA TRANSFORMADORA E O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS

Coordenação: Ricardo Henry Dias Rohm

Participantes: Ricardo Henry Dias Rohm, Sara Hummel e Sofia Xavier.

Objetivo Geral: apresentar como as novas tecnologias de comunicação podem ser melhor utilizadas de forma a promover os interesses da sociedade, visando o bem comum. Buscar-se-á apresentar os maiores riscos que os movimentos sociais correm ao apoiar-se nessas tecnologias e as oportunidades que estas criam, explicitando como a liderança pode utilizar-se deste conhecimento para alcançar os objetivos dos movimentos.